Se você já foi à psicoterapia na Terapia de Casal Nova Iguaçu ou apenas ponderou sobre seus próprios problemas por um longo tempo, pode ter experimentado o seguinte:

No início, há apenas uma emoção desconfortável Terapia de Casal RJ, talvez irritação, raiva ou tristeza. Então você acha que encontrou qual é a causa, ou seja, o problema, dessa emoção. E mais rápido do que você chega a uma solução.

Deixe-me ilustrar.

# 1: Você se sente irritado. As pessoas ao seu redor são tão irritantes. Por que a velhinha tem que demorar para sempre perguntando sobre todos os seus cinco cupons no check-out? Ou por que o cara na sua frente dirige uma velocidade de 55 mph se o limite é de 60 mph? As pessoas não têm lugares e metas a serem alcançadas? Se as pessoas juntassem suas vidas, você finalmente se sentiria menos irritado.

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# 2: Você se sente triste. Tão triste. A vida nunca está do seu lado, você só tem azar. Se você pudesse ter mais sorte. Se você pudesse se sentir feliz.

Você pode perceber como a definição do problema e a solução perdem o sentido ou são vagas a ponto de serem inúteis.

Um psicoterapeuta provavelmente o interromperá e o encorajará a ficar mais curioso sobre o que realmente está acontecendo. Isso ocorre porque os psicoterapeutas estão cientes do seguinte:

Somos muito ruins em saber qual é o nosso problema

Assim como somos notoriamente ruins em distinguir entre o que queremos e o que realmente queremos, nós, humanos, somos igualmente ruins em identificar nosso problema real.

Em psicoterapia, chamamos o problema que você trata da terapia com “o problema que apresenta”. É isso que o leva à terapia, mas raramente o que realmente precisa ser trabalhado.

Por exemplo, no caso 2, seria sem dúvida impossível trabalhar no comportamento de outras pessoas como o problema da terapia. No entanto, muitas pessoas procuram seu psicoterapeuta reclamando das deficiências dos outros.

Muitas vezes, queremos explicar a validade de uma emoção ou pensamento através de nosso raciocínio. Não porque isso é necessariamente verdade, mas porque protege nosso senso de coerência, controle e segurança.

Consequentemente, os problemas, bem como a solução que reunimos com base nos problemas, podem estar com defeito.

A questão do milagre

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O título não é de forma alguma isca. A ferramenta que o psicoterapeuta usa é de fato chamada de “questão do milagre” e deriva da abordagem da terapia focada na solução.

É algo como isto:

“Imagine que um verdadeiro milagre aconteceria e, por mágica completa, seu problema seria eliminado hoje à noite enquanto você dorme. Como você notaria isso de manhã quando acordasse? Como seria o seu dia? O que você faria?”

O objetivo é imaginar o cenário da forma mais vívida possível. Se sua primeira resposta for “Vou me sentir mais feliz”, você precisará se aprofundar mais. O que você sente em seu corpo? Qual é a primeira coisa que você faz depois de acordar? Como é o seu dia em detalhes?

Em vez de definir o problema – que é difícil – você está convidado a definir a mudança que gostaria de experimentar. É um pouco como a engenharia reversa.

Por que isso funciona?

Elimina a imprecisão

Se você precisar imaginar com detalhes concretos como notaria que um problema desapareceu, será desafiado a deixar descrições vagas, como “ficarei feliz”, “ficarei menos chateado”.

A imprecisão no final das contas é um mecanismo cognitivo de prevenção. É fácil refletir sobre emoções e pensamentos gerais, mas é muito difícil imaginar resultados e mudanças concretas. Preferimos não enfrentar pensamentos, emoções ou memórias precisas, porque elas podem ser dolorosas. Melhor ficar a uma distância segura, mas vaga.

Como é uma abordagem de terapia focada na solução, você não se envolverá no passado, mas se concentrará totalmente no presente e no futuro.

Torna o problema solucionável

Os problemas geralmente parecem impossíveis de superar. Podemos criar toda uma narrativa sobre como um problema ou pessoa nos mantém em cativeiro, incapazes de aproveitar nossa vida ou condenados à infelicidade para todo o sempre.

Muitas vezes estamos presos à paralisia que acompanha essas histórias. Se começarmos, no entanto, a imaginar uma vida sem esse problema, ela se tornará viável e o problema solucionável.

Contém a solução

O que você deve definir com esta pergunta é a alteração que você gostaria de experimentar. A mudança em si contém uma descrição muito mais completa do problema e uma possível solução.

Se voltarmos ao caso 2, a pessoa poderá responder o seguinte:

“Acordo de manhã e me sinto muito mais energizado. Estou realmente ansioso para sair da cama. Vou vestir meu jeans favorito e comer meu cereal favorito no café da manhã. Meu destaque do dia será caminhar com minha melhor amiga. ”

Com base no que foi adicionado ao dia dessa pessoa, como um sentimento de energia, atitude positiva em relação ao futuro, prazer das pequenas coisas, experiências enriquecedoras com os outros – temos uma ideia do problema. Parece ser uma perspectiva pessimista, solidão e poucas experiências positivas.

Nesta resposta, podemos identificar vários fatores que podem fazer parte da solução para experimentar a alteração desejada. Há um elemento de autocuidado, como vestir roupas favoritas e tratar-se de um bom café da manhã. Depois, há o fator de relacionamentos e atividades, como caminhar com um melhor amigo.

A solução pode ser reativar ativamente essas atividades. Não é surpresa que a terapia cognitivo-comportamental incentive as pessoas a se tornarem ativas novamente, apesar dos pensamentos depressivos.

Em vez de esperar que uma fada mágica apareça e elimine seu problema para que você possa aproveitar a vida novamente, você pode começar a adicionar esses pequenos eventos positivos de volta à sua agenda, apesar do problema ainda estar presente.

Uma palavra de cautela – e incentivo

Se você sofre de doenças mentais, como a depressão, essa abordagem não é tão clara. Se a recuperação da depressão fosse tão fácil quanto simplesmente responder a essa pergunta e fazê-la por conta própria, não seria uma epidemia.

Portanto, evite sugerir a qualquer pessoa que lide com a doença mental “apenas” faça isso ou espere de si mesmo que você possa “apenas” fazer isso. Simplesmente não é esse o caso e você não é o culpado.

Penso, no entanto, que muitas pessoas podem se beneficiar com a consciência de quão vagos somos quando se trata de identificar nossos problemas e soluções pensadas.

Espero que a pergunta milagrosa possa ajudá-lo a imaginar vividamente a verdadeira mudança em sua vida que deseja que aconteça, para encontrar a solução certa para o problema certo.