Se os milhares de tweets referentes ao filme Dia da Marmota são alguma indicação, os americanos sob as diretrizes de donas de casa estão sentindo o peso monótono da monotonia pressionando seus ombros. A variedade pode ser o tempero da vida, mas também é a substância da memória. Sem novas experiências para delimitar um dia ou semana a partir do dia seguinte, a forma do tempo pode se curvar e se estender de maneiras desorientadoras.

“Quando olhamos para os dias e semanas em que não aconteceu muita coisa – onde é o mesmo todos os dias – não há muita coisa armazenada na memória e o tempo parece (como se tivesse) passado muito rapidamente”, diz Marc Wittmann, pesquisador da Instituto de Áreas de Fronteira em Psicologia e Saúde Mental em Freiburg, Alemanha.

Wittmann escreveu extensivamente sobre “o tempo sentido”. Ele diz que, embora a monotonia possa comprimir a percepção do tempo do cérebro por longos períodos, o tédio pode diminuir a percepção da passagem do tempo “no aqui e agora” – o que significa que minutos ou horas parecem se arrastar sem cessar.

Juntamente com o tédio, a ansiedade também pode fazer o tempo parecer lento ao ritmo de um caracol, diz ele. Embora as ameaças sobrepostas de Covid-19 relacionadas à doença, dificuldades econômicas e instabilidade social sejam suficientes para deixar qualquer pessoa desconfortável, especialistas que estudam o isolamento social dizem que pouca interação cara a cara pode ser um potente promotor de ansiedade e de si mesmo.

Sem novas experiências para delimitar um dia ou semana a partir do dia seguinte, a forma do tempo pode se curvar e se estender de maneiras desorientadoras.

Paranóia, falta de rotinas e desorientação

“Os seres humanos, por sua natureza, são animais sociais e, quando você os priva da interação social, isso tem enormes repercussões”, diz o Dr. Terry Kupers, psiquiatra do Instituto Wright em Berkeley, Califórnia.

Grande parte do trabalho de Kupers examinou os efeitos psicológicos do confinamento solitário nas prisões dos EUA. “A situação de um prisioneiro em confinamento solitário é qualitativamente diferente e muito mais terrível do que a de um cidadão em um abrigo no local”, diz ele. “Mas acho que as pessoas que estão abrigadas no local podem experimentar alguns dos mesmos sintomas psicológicos que as pessoas em confinamento solitário”. Isso pode ser especialmente verdade para os americanos que moram sozinhos e não conseguem se conectar cara a cara com amigos e entes queridos.

“Um dos primeiros sintomas a surgir é a ansiedade”, diz Kupers. “Pessoas isoladas têm ataques de pânico e se sentem muito ansiosas.” A paranóia é outra emoção comum.

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“Quando você não tem outras pessoas com quem conversar, pensamentos e idéias podem ficar muito confusos”. Ele diz que os seres humanos parecem estar um pouco intrigados para o pensamento paranóico, e que gastar tempo na companhia de outros tende a moderar essa emoção. Quando esse tipo de interação é negada ou limitada, os pensamentos podem vagar por lugares irracionais.

Chamadas com zoom e bate-papos no FaceTime – além de ligações telefônicas regulares, trocas de texto e outras interações digitais – são certamente melhores do que nada, diz Kupers. “Quando essa é a única maneira de se conectar, acho importante fazer isso”, acrescenta. “Mas acho que [estes] não são nem de longe o mesmo que o contato que teríamos se estivéssemos juntos em uma sala”.

Finalmente, ele diz que, além de perder interações sociais, a falta de uma rotina regular pode causar problemas. “Uma desorientação vem de não ter marcadores associados a uma programação diária”, diz ele. Para evitar essa desorientação, é útil acordar no mesmo horário todos os dias e seguir um cronograma regular de trabalho, tarefas, exercícios e outras atividades.

“Criar um cronograma que se aproxima da vida normal pode ajudar a cair em desorientação e confusão”, diz ele. Ir para a cama e acordar todos os dias à mesma hora também pode ajudar a calibrar os relógios internos do corpo de maneira a promover o sono profundo e evitar a sonolência diurna e outros sintomas cognitivos.

“Quando você não tem outras pessoas com quem conversar, pensamentos e idéias podem ficar muito confusos”.

O cérebro ansioso anseia por “atividades de fluxo”

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Embora a distração seja normalmente vista como uma coisa ruim, ela pode ser útil em determinadas situações – como quando uma pessoa está ansiosa e tentando evitar pensamentos não construtivos.

“Há coisas que o cérebro ansioso quer fazer e não são necessariamente úteis”, diz Kate Sweeny, professora de psicologia da Universidade da Califórnia, em Riverside. Preocupar-se é um deles, diz ela. Preocupar-se com o Covid-19 ou com os desafios que ele apresenta é útil se uma pessoa puder tomar medidas para lidar com essas preocupações. “Mas se você fez o que pode, seu objetivo deve ser participar ativamente de atividades que distraem seu cérebro desses pensamentos ansiosos”, diz ela.

Algumas de suas pesquisas examinaram como diferentes formas de distração podem ajudar as pessoas a enfrentar períodos de incerteza e ansiedade – como quando alguém aguarda os resultados de uma biópsia. Ela diz que as atividades mais úteis são aquelas que induzem “fluxo” ou a experiência de total gozo ou absorção.

Um filme ou programa de TV fascinante pode se encaixar perfeitamente, o que ajuda a explicar por que muitos americanos se apaixonaram pela intriga desajustada de Tiger King. Mas Sweeny diz que as atividades mais fluidas tendem a ter elementos de desafio e feedback pessoais.

Fazer pão – outra atividade que parece ter atraído a atenção de americanos enjaulados – marca essas caixas. O mesmo acontece com os videogames. Um dos estudos de Sweeny, publicado no ano passado na revista Emotion, descobriu que o Tetris era amplamente eficaz na indução de fluxo, e o mesmo certamente acontece com os videogames mais novos e avançados. (O poder de chamar a atenção e induzir o fluxo de videogames está tão bem estabelecido que a “gamificação” agora é uma abordagem popular ao design de UX em aplicativos e plataformas on-line – de programas de aprendizado de idiomas a sites de mídia social.)

“Não estou dizendo que todos deveriam jogar videogame para gerenciar suas preocupações”, diz ela. “Mas se você está se sentindo sobrecarregado de preocupações, há alguma utilidade inerente em recusar isso, e as atividades de fluxo podem fazer isso”.